sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

LumiTops com Leds

O leds chegaram ao mundo fashion. Veja estas roupas com iluminação própria. O fabricante sugere o uso em baladas, eventos e também por "fashionistas", aquelas pessoas que trabalham com moda e conceito. Não sei a se a humanidade está pronta para a circulação de pessoas iluminadas pelas ruas, vai ficar parecendo algum episódio de Jornada nas Estrelas ou algo parecido. Essa roupas funcionam com bateria e têm botão de liga/desliga (ainda bem!). Pelas fotos parece que eles utilizam um tipo de fibra ótica ou algum material que difunde a luz.
Quer um destes? No site do fabricante tem um monte de modelos e outras cositas, dá um chego na LumiGram

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Número da Casa com Leds

Led tem tudo a ver com energia solar, são econômicos, tem uma luz "honesta" e funcionam com corrente contínua. Nestes números pra casa, as células solares ficam na parte de cima e até ajudam a compor o visual. Quando escurece os leds acendem e podem se manter assim por até 10 horas (lógico que quanto mais as células receberem radiação solar, melhor). Os números são feitos em alumínio anodizado e ficam distantes 1 polegada da parede, para fazer o efeito back light, que é quando um objeto recebe a iluminação por trás. Cada número tem dois leds e o conjunto inteiro é resistente às variações climáticas. Não é barato, cada número sai por 19,99 petrodoláres, lá no ThinkGeek.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Refletores de Led para Crescimento de Plantas

O cultivo de plantas em lugares fechados, cultivo indoor, é muito difundido nos países mais frios. Na Europa existem comércios especializados neste tipo de coisa, geralmente associados ao cultivo de maconha. Os refletores tradicionais, com lâmpadas de filamento, têm a desvantagem de emitirem muito calor, desidratando rapidamente a planta e, em alguns casos, queimando as folhas. Os de leds, além de não emitirem calor na luz, sendo assim mais seguros (apesar de dissiparem calor), são muito mais econômicos. O refletor de cima tem 8 top leds de 0,5 watt cada, totalizando 4 watts. São compostos por leds vermelhos e azuis (não sei em que proporção). O refletor de baixo tem 196 leds vermelhos, mas o fabricante aconselha que eles sejam combinados com leds azuis numa proporção de 3 ou 4 vermelhos pra cada azul, para que promovam o crescimento da planta de forma mais eficiente. Este tem 11 wats de potência e o comprimento de onda da luz é de 625 nm (nanômetros). Comprimento de onda é a medida de um ciclo da onda que compõe a luz, cada cor de luz tem sua própria medida.
Suas plantinhas estão precisando de mais luz? Com 39,95 dólares americanos você consegue iniciar sua plantação até dentro de um armário. Vai no besthongkong.com

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Leds para Guarda-Chuva


Guarda-chuva na tradução tosca, na verdade é pra guarda-sol (?). Bom, não sei como chamar aqueles guarda-sol (chuva) que ficam em jardins, cobrindo mesas. Pois é, serve pra isso, pra criar um clima, iluminar esses coisos de jardim. São 8 leds super brilho (ultra bright) que funcionam com 2 pilhas AAA. A peça se abre para "abraçar" a haste do guarda-coiso. Imagino que deve causar um efeito interessante e até iluminar a mesinha embaixo. Tá precisando de um? 9,99 dólares americanos e alguns cliques no Harbor-Freight.com

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Dildo com Leds



Olha só onde enfiaram (ops!) os leds. Num consolo (ia chamar de vibrador, mas parece que o trem não vibra!), ou melhor, num pênis de vidro. Bom, não vou ficar aqui descrevendo diâmetros e características eróticas do...coiso, o importante para nós é que os leds estão lá e piscam freneticamente nas cores vermelha e azul. No site que comercializa esse negócio tem um vídeo com os efeitos de luz. Se apaixonou? Junta 38 dólares americanos e penetre no site herbalcantera.net

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Fivela de Cinto com Leds


Mau gosto não se discute. Agora você pode passar sua mensagem e ficar na moda (?) ao mesmo tempo! Esta fivela de cinto movida a 147 leds colocará você no topo do estilo. Escolha entre as cores branca, vermelha, azul e rosa. Programe os dizeres (armazena 6 mensagem de até 256 caracteres) e saia detonando corações. O controle de brilho, a velocidade de passagem das palavras e a programação da mensagem podem ser feitos no próprio aparelho ou com o auxílio de um computador.

Observem um nativo norte americano desfilando todo seu estilo e séquice apíu com o indispensável cinto incrementado com leds.

Tem coragem? Separa 25 doletas e acesse o Think Geek.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Lâmpada de Led para Iluminção Pública


Esta lâmpada substitui as utilizadas na iluminação Pública, sem adaptações. Seu consumo é de 28 Watts, economizando até 80% em relação às tradicionais. O fabricante diz que se ela ficar acesa 10 horas por dia, durará 13 anos! Ela também liga instantaneamente, enquanto as outras precisam "esquentar".
Eu contei 28 leds, top leds, aqueles que ficam apoiados sobre a placa. Perceba que eles estão colados num dissipador de calor. Apesar da luz do led não emitir calor, o chip do led dissipa muito calor. Os top leds são colados, geralmente, com uma cola especial isolante elétrica, mas que conduz muito bem o calor, pra que eles não torrem. Aquela parte branca entre a rosca e o dissipador abriga uma fonte, que converte a tensão alternada da rede elétrica em tensão contínua. Não consegui achar o preço do produto, mas eu utilizo uns top leds brancos, de boa intensidade e pago 5 doletas cada um (isso porque compro uma quantidade boa). Faz as contas.
Outra vantagem do led é que ele emite luz numa abertura conhecida, tornando mais fácil projetos onde se necessita de precisão na distribuição da luz. Veja:


Achei no led-uk.com

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Fita de Leds



Não sei o termo que se usa pra isso (led strip), acho que é fita de led mesmo (ou rolo de led). A idéia é muito boa: Os leds são montados numa fita e recebem uma "cobertura" impermeável de silicone. Pois é, impermeável mesmo, o fabricante diz que pode ser colocado dentro de piscinas. Podem ter 3 ou 5 metros, cores únicas ou RGB, este último selecionável por controle remoto. Funcionam com 12 a 48 volts
Glossário: Leds RGB (red, green, blue) são leds que misturam as cores vermelha, verde e azul, para compor outras cores. Na escolinha aprendemos que as cores primárias são o vermelho, azul e amarelo, então por quê o verde no lugar do amarelo? É uma longa história mas, resumindo, para as cores físico/químicas, como os pigmentos, a mistura se faz com as cores primárias da escolinha, que no mundo profissional gráfico são CMYK [Azul=Cyan, Vermelho=Magenta e Amarelo=Amarelo mesmo. Mais o preto (K)]. Agora para as cores formadas por luz a mistura para formar outras cores é o RGB.
Vi esse trem lá no Moluce Lighting.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Led para Piscinas

Bem feinho este modelo aí de cima! E este controle remoto com esta antena? Bom, mas como conceito, a iluminação de leds para piscinas tem muitas vantagens. A primeira é trabalhar com corrente baixa, contínua e baixa tensão. Não tenho estatísticas de acidentes elétricos em piscinas, mas o led dá pouca margem para o acaso agir. Outra coisa é o consumo, 18 watts, muito pouco. Este modelo, que vem com 252, 258 ou 270 leds, pode iluminar em 11 cores diferentes e o controle tem alcance de 100 metros. Custa 42 doletas, para um pedido mínimo de 100 unidades. Onde? Na china, é claro, através do site alibaba.

Iluminação Pública com leds

A cidade de Nova York está testando alguns postes com iluminação de leds. São seis por enquanto, mas se forem aprovados irão substituir gradativamente a iluminação da cidade. A duração das lâmpadas atualmente utilizadas na cidade é estimada em 24000 horas, enquanto as substitutas prometem funcionar de 50000 a 70000, economizando até 30% de energia. O visual da foto é legal, mas acho que o custo é o que mais pega por enquanto (não sei quanto custou, mas led ainda tem um preço muito superior à iluminação convencional). Saiu no NYT.